8 Dicas para cuidar da sua saúde oral

Jan 20, 2022 | Notícias

A prática de uma boa higiene oral é fundamental para prevenir algumas doenças orais como: mau hálito, cáries, gengivite e periodontite. Na realidade a forma como cuidamos dos nossos dentes e gengivas afeta não só a nossa saúde oral como também, a nossa saúde em geral. Para além de doenças orais, a prática de uma higiene oral deficiente aumenta o risco de desenvolver doenças cardíacas, musculares, articulares e respiratórias.
Partilhamos agora consigo algumas dicas que consideramos serem fundamentais para manter uma boa higiene oral:

Escovar os dentes corretamente

Deve escovar pelo menos 3x ao dia, principalmente à noite, antes de ir dormir.

Fio dentário

Passe o fio dentário pelo menos 1x ao dia, preferencialmente antes de escovar os seus dentes. Este irá chegar a espaços onde a escova de dentes não consegue alcançar e remover de forma mais eficaz restos de alimento.

Trocar a escova de dentes com alguma regularidade

Aconselhamos a trocar a sua escova de dentes pelo menos a cada três meses, visto que está sujeita a um grande desgaste e isso contribui para a redução da sua eficácia na remoção da placa bacteriana.

Escovar a língua

É muito importante que não se esqueça de escovar a língua pois a placa bacteriana acumula-se nesta zona e isso poderá trazer como consequência mau hálito e prejudicar a sua saúde oral.

Evitar doces e refrigerantes

Alimentos e bebidas com um elevado teor de açúcar ajudam ao desenvolvimento de bactérias que mais tarde poderão provocar cáries.

Evite o tabaco

Fumar poderá causar mau hálito, alterações nas gengivas ou, como consequência mais grave, poderá provocar cancro oral.

Não use piercings orais

A utilização destes acessórios aumentam a possibilidade de surgir infeções e/ou doenças orais.

Visite o seu médico-dentista regularmente

É muito importante e recomendamos que, pelo menos, de seis em seis meses visite o seu dentista para uma consulta de controlo e higiene oral. Estas consultas são fundamentais para diagnóstico e prevenção caso surja alguma situação mais delicada.