No dia Mundial da Radiologia, dia 8 de Novembro, gostaríamos de realçar a importância do exame radiológico para um correto diagnóstico. É, através desta tecnologia, que é possível detectar muitas vezes situações mais complexas que seriam impossíveis de ver “a olho nu” pelo médico-dentista, pois permite visualizar o que está intra ósseo (dentro do osso), auxiliando assim na deteção de situações de perdas ósseas, cáries ocultas, perfurações, fracturas dentárias, granulomas ou até quistos.
Embora ainda haja uma enorme controvérsia na utilização de exames raio-x para suporte de um diagnóstico dentário, por serem exames que recorrem às radiações ionizantes, desde que sejam colocadas em prática as normas de biossegurança, actualmente este tipo de exames são considerados extremamente seguros e o benefício-risco acaba sempre por compensar.
Com o avanço da tecnologia ocorreu uma redução considerável na quantidade de radiação e no tempo de exposição a que o paciente está sujeito aquando da execução do exame. Ao comparar a radiação a que estamos expostos diariamente no ambiente, esta consegue ser superior à radiação a que nos expomos de forma esporádica numa ida ao dentista.
Nas nossas Clínicas garantimos os cuidados necessários à realização deste tipo de exames diariamente.
Comentários recentes