Quais os alimentos benéficos para a saúde dos nossos dentes e gengivas?

Oct 15, 2021 | Blog

Sabia que existe um conjunto de alimentos que podem ser benéficos para a saúde dos seus dentes e gengivas?
No dia 16 de Outubro comemora-se o Dia Mundial da Alimentação e como tal, gostaríamos de partilhar consigo alguns alimentos que irão contribuir para a sua Saúde Oral.

Leite
Excelente fonte de cálcio que contribui para o desenvolvimento dos nossos dentes e ajuda a protegê-los de substâncias ácidas.
Cenouras cruas
Podem funcionar muito bem como um “snack” rápido e têm ainda a particularidade quando não pode fazer a sua higiene oral. Isto é, são ricas em fibra e aumentam a produção de saliva na boca. Desta forma estará a contribuir para a redução do risco de cárie.
Maçãs 
A textura fibrosa da fruta é ótima para estimular as nossas gengivas e, assim como as cenouras, as maçãs são também alimentos ricos em fibra que irão aumentar a produção de saliva na boca e contribuir desta forma para a remoção de bactérias e restos alimentares.
Queijo
Este alimento para além de ser uma fonte rica em cálcio e proteínas, nutrientes necessários para o fortalecimento dos nossos dentes, faz aumentar também o nosso pH bucal. Desta forma iremos diminuir o risco de formar uma cárie.
Alimentos ricos em Vitamina D
Atum, salmão e sardinha são peixes ricos em Vitamina D cuja principal função é aumentar o nível de cálcio dos nossos dentes e ossos tornando-os desta forma mais fortes.
Água
Por fim gostaríamos de relembrar a importância de beber água para a sua Saúde Oral. Existe um conjunto de benefícios que gostaríamos de lhe dar a conhecer: A xerostomia (sensação de boca seca) pode ser tratada com a ingestão de água, ajuda na prevenção de cáries e gengivite, estimula a produção de saliva e contribui ainda para a redução do mau hálito.
Apesar de todas estas dicas sobre alimentos relembramos a importância de ter uma boa higiene oral, ou seja, sempre que possível escove os seus dentes corretamente e pelo menos passe o fio dentário uma vez ao dia. Mas, recorde-se que deve esperar cerca de trinta minutos após ter terminado de comer para fazer a sua higiene oral.

FALE CONNOSCO