Cárie dentária – Que sinais devo estar atento?

Mar 7, 2022 | Notícias

Cárie dentária é uma doença provocada pela ação de determinadas bactérias que podem originar a destruição parcial ou total do dente. Esta doença afeta cerca de 90% da população. Uma higiene oral deficiente e uma alimentação desequilibrada são as principais razões que levam ao aparecimento de cáries.
Quando surge uma cárie num dente, com o passar do tempo, irá aumentar a nossa sensibilidade e provocar mau hálito. Também é comum surgir dor e desconforto.

Que cuidados devo ter para prevenir uma cárie?

Escovar os dentes 3x ao dia – Utilizando uma pasta de dentes com flúor, um agente que fortalece os dentes e ajuda a prevenir as cáries dentárias;
Use diariamente fio dentário – Muito importante para remover a placa bacteriana entre os dentes e sob a gengiva, que não é possível remover com a escova de dentes;
Optar por uma dieta saudável evitando alimentos e bebidas açucarados;
Visite o seu médico-dentista com regularidade, de preferência de seis em seis meses.
Troque a sua escova de dentes sempre que esta estiver gasta ou a cada três meses.

Como posso saber se tenho cárie dentária?

A deteção de cáries numa fase inicial, por norma, só consegue ser realizada por médicos-dentistas. Contudo, existem alguns sinais que podem ser indícios de uma cárie:
Manchas – Se notar alguma alteração de cor, como manchas brancas, amareladas, acastanhadas ou pretas na parte superior dos dentes.
Dor – A dor é geralmente forte se a cárie for deixada sem tratamento por um longo período de tempo.
Mau hálito – As bactérias podem alastrar e causar mau hálito, se a cárie não for tratada. Se sentir que, por mais que lave os dentes, o mau hálito permanece, deverá consultar o seu dentista para confirmar a possibilidade de uma cárie.
Sensibilidade dentária – Ao ingerir algo frio ou quente.
Orifícios/cavidades – Quando a cárie já está numa fase mais avançada pode surgir ausência de uma parte do dente.