Cuidados com a prótese – Que alimentos deve ter em atenção?

Mar 23, 2022 | Notícias

O esmalte é a estrutura mais resistente do corpo humano, mas isso não significa que seja inquebrável. Na verdade, trata-se apenas de uma fina camada do nosso dente que cobre outras camadas menos resistentes: a dentina e a polpa. Por essa razão existem cuidados que devemos ter no que toca à ingestão de alguns alimentos.

No caso de dentes restaurados é possível verificar que estes ficam mais frágeis à medida que vão perdendo mais estrutura. Se usar prótese fixa é necessário que tenha alguns cuidados na sua alimentação porque, ainda que sejam materiais mais duradouros, não são inquebráveis. O mesmo se pode dizer sobre próteses removíveis de acrílico ou esqueléticas.

Iremos partilhar consigo alguns alimentos que requerem a sua especial atenção para não partir dentes e próteses. Nunca esquecendo que há outros fatores que promovem a fratura destas estruturas tais como: cáries, acidentes/quedas e hábitos para funcionais. Algumas fraturas dentárias por alimentos dão-se pela acumulação de stress ao longo do tempo. Muitas vezes o que pode acontecer é partir os dentes com algo mole, mas na verdade o dente já estava fragilizado.

Que alimentos deve ter em atenção:
Pão – Existe diferentes tipos, mas os que deve evitar comer são os de côdea dura e o pão torrado. Além disso, o pão tem propriedades elásticas que fazem o efeito de sucção e pode também propiciar fraturas tanto dentárias como em próteses.

Pipocas – Por vezes há milho por abrir nas pipocas e podem provocar fraturas.

Ossos – Para quem gosta de roer “ossinhos” ou quando se encontra, por exemplo, um osso na comida, existe o risco de fratura.

Frutos secos – Amêndoas, pistácios e amendoins são alimentos mais rijos e que, por esse motivo, pode haver fratura. Para quem tem dentes mais frágeis o ideal é não comer estes alimentos inteiros e introduzi-los na alimentação em forma de aromas (por exemplo: aroma de amêndoa, aroma de pistácio) ou farinhas e manteigas (por exemplo: farinha de amêndoa, manteiga de amendoim e manteiga de amêndoa.

Doces – Caramelos, chupa-chupas, chicletes e rebuçados são muito duros e pegajosos podendo levar ao descolamento de próteses e a fraturas dentárias. Caso queira comer um aconselhamos que não os mastigue, mas que deixe sim dissolverem-se.

Azeitonas – O inconveniente são os caroços pois corre o risco de os trincar e poderá se dar uma fratura. É preciso cuidado e deve remover primeiro os caroços.

Gelo – Para aqueles que gostam de trincar gelo saibam que este é bastante rijo para os nossos dentes e há possibilidade de fratura, portanto, não trinque.
 

FALE CONNOSCO