Quais os sinais que poderá ter de desvitalizar um dente?
Um tratamento endodôntico ou vulgarmente conhecido como desvitalização, é um procedimento realizado para preservar os elementos dentários. Torna-se necessário recorrer a este tratamento quando a polpa dentária encontra-se infetada ou irreversivelmente inflamada e esta poderá ser a única solução para evitar a extração do dente.
Na origem da infeção ou inflamação poderão estar diversas causas, tais como: cáries profundas que não foram devidamente tratadas, fraturas ou fissuras no dente e desgaste dentário.
Desta forma, quais os sinais que deverá ter em atenção para perceber se poderá precisar ou não de realizar um tratamento endodôntico?
Mau sabor na boca;
Sensibilidade ao mastigar e ao toque;
Dor quando em contato com calor ou frio;
Descoloração do dente.
Estes são os principais sinais associados à necessidade de realizar uma desvitalização. Contudo, poderá não apresentar nenhum destes sintomas e ainda assim estar presente alguma condição que requeira algum tratamento dentário.
No que consiste um tratamento endodôntico?
Trata-se de um procedimento dentário meticuloso cujo principal objetivo é a preservação do dente. Consiste na remoção do tecido mole que se encontra na parte interna, responsável pela nutrição e sensibilidade dentária. Após a eliminação de todos os microrganismos responsáveis por possíveis contaminações das estruturas dentárias, é realizada uma desinfeção na parte interna do dente e posteriormente é feito um preenchimento com um material próprio.
Recent Comments