ESTÉTICA DENTÁRIA

Os tratamentos que envolvem a estética dentária nas clínicas Previdente são:

Branqueamento Dentário

 

Microabrasão do esmalte para remoção de manchas brancas superficiais

 

Restaurações directas em Resina Composta

São a solução mais frequentemente utilizada para restaurar dentes que apresentam fraturas, cáries e desgastes. A resina composta é um material restaurador considerado estético pois apresenta uma gama de cores parecida com a dos dentes naturais. Pode ser realizada em dentes anteriores (incisivos e caninos) bem como em posteriores (Pré-molares e molares).

Facetas directas em Resina Composta

São restaurações em resina composta realizadas nos dentes anteriores (incisivos e caninos) e também em pré- molares. Recobrem toda a parte da frente do dente com o objetivo de melhorar a cor, a forma, o tamanho e também encerrar pequenos espaços (diastemas). Quando bem executadas e indicadas proporcionam um resultado estético muito natural e são pouco invasivas, ou seja, requerem pequenos ou nenhum desgaste para serem feitas. São uma excelente solução para pacientes muito jovens que apresentam fraturas, desgastes ou pequenas alterações de cor.

Facetas Cerâmicas

São restaurações cerâmicas parciais confecionadas pelo Técnico de Prótese Dentária em laboratório. Estas lâminas em cerâmica revestem a face anterior dos dentes e são aderidas de forma definitiva com o objetivo de reproduzir perfeitamente a forma, a cor e a textura de um dente natural. Quando estas lâminas possuem espessuras mínimas (são muito finas) são designadas “lentes de contacto”. O grande diferencial deste tipo de restauração é a sua resistência e estabilidade de cor ao longo do tempo, pois a cerâmica é um material inerte, que não mancha e nem perde o seu brilho inicial.

Coroas Cerâmicas

São restaurações cerâmicas totais confecionadas pelo Técnico de Prótese em laboratório. Estão indicadas em casos de grande perda de estrutura dentária onde um recobrimento total é necessário para proteger o remanescente. As coroas cerâmicas podem ser realizadas nos dentes anteriores (incisivos e caninos), bem como nos dentes posteriores (pré-molares e molares).

Inlays, onlay e overlays Cerâmicas

São restaurações indiretas parciais, ou seja, restaurações confecionadas em Laboratório pelo Técnico de Prótese Dentária para recobrir parcialmente os dentes posteriores que sofreram uma perda grande de estrutura devido a cárie ou fratura e requerem um material com maior resistência e estabilidade ao longo do tempo que a resina composta direta.

Implantologia

A Implantodontia veio revolucionar o mundo da Medicina Dentária sendo actualmente uma solução amplamente difundida entre todos os profissionais.

Esta área engloba tratamentos dentários que visam associar conforto, segurança e estabilidade, através de uma reabilitação protética oral implanto-suportada. Nas clínicas dentárias Previdente dispomos de especialistas formados para lhe proporcionar este tipo de tratamentos.

Um implante dentário é um elemento artificial em forma de parafuso fabricado em empresas certificadas para a sua confeção cujo material usado é o titânio. Existe uma enorme variedade de apresentações comerciais de implantes dentários, com diferentes tamanhos e diâmetros.

OS IMPLANTES DENTÁRIOS

Os implantes têm como função substituir a raiz de um ou mais elementos dentários ausentes em qualquer uma das arcadas dentárias.

O paciente que procure uma reabilitação protética deste género terá que se submeter a um processo de várias etapas:

Diagnóstico (raio x, tomografia computorizada, exame clínico)
Planeamento digital do sorriso
Plano de Tratamento DentárioMoldes
Procedimento cirúrgico
Fase protética (coroa, ponte, protocolo dentário)

 

A INTERVENÇÃO CIRÚRGICA

A intervenção cirúrgica oral para a colocação do implante pode ser considerada minimamente invasiva, e será sobre os implantes que irão ser colocadas as coroas implanto suportadas. Dependendo das necessidades do paciente pode ser colocado um implante unitário e uma coroa implanto suportada ou poderá ir até à colocação de vários implantes no caso de pacientes edêntulos totais, caso em que será necessária uma prótese totalmente implanto suportada.

A colocação dos implantes dentários é bem-sucedida quando se verifica a sua osteointegração, ou seja, têm que ficar devidamente fixados e estáveis no osso da mandíbula ou da maxila do paciente, e requerem manutenção cuidada por parte do paciente. Normalmente os implantes são instalados e num período de até setenta e duas horas o paciente recebe uma prótese fixa provisória, mas muitas vezes pode ser necessário aguardar um período de alguns meses para que aconteça essa osteointegração antes da colocação das coroas implanto suportadas. Esse período de espera pode ir de 3 a 6 meses e irá depender das características anatómicas ósseas de cada paciente.

De um modo geral pode-se assumir que a reabilitação oral com implantes pode ser realizada em qualquer pessoa, não havendo contraindicações absolutas, se bem que o facto de ser fumador, diabético ou sofrer de alguma doença óssea degenerativa, ou a qualidade e a quantidade óssea disponível não for suficiente, poderá condicionar o sucesso de uma reabilitação deste género. Deverá ainda ser levado em conta a saúde geral da boca, como por exemplo, o estado geral dos elementos dentários, a saúde gengival e os hábitos de higiene oral.

 

BENEFÍCIOS DOS IMPLANTES DENTÁRIOS

Os principais benefícios associados com implantes dentários são:

Recuperação da estética facial
Aumento da capacidade de mastigar e falar corretamente
Preservação da estrutura mandibular
Recuperação da aparência natural e função dos dentes
Aumento da confiança e autoestima

 

Pacientes com implantes dentários podem sorrir com confiança!

Periodontia

A preocupação maior da Periodontia é a manutenção da saúde dentária e das estruturas circundantes, pelo que, quaisquer condições patológicas ou possiveis factores desencadeantes dessas mesmas condições podem ser diagnosticadas, estabilizadas ou tratadas pelos nossos profissionais através da aplicação de técnicas e tratamentos periodontais.

O periodontista é um Médico Dentista especializado no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças periodontais, e estética gengival. Problemas como recessão gengival, ou cirurgias gengivais como frenectomias podem ser realizadas por um periodontista, no sentido de melhorar a estética.

 

DOENÇA PERIODONTAL

A doença periodontal é geralmente uma doença crónica e a maioria das pessoas não estão cientes de que a têm. Os sinais mais óbvios de doença periodontal são:

  • Sangramento das gengivas
  • Gengiva vermelha, intumescida ou inchada
  • Recessão gengival
  • Mau hálito ou mau gosto na boca
  • Dentes com mobilidade
  • Sensibilidade dentária

 

GENGIVITE E PERIODONTITE

As duas formas mais comuns de doenças periodontais são:

A gengivite é uma inflamação das gengivas causada pela higienização inadequada dos dentes, o que facilita a proliferação de bactérias no interior da boca, contribuindo para a formação de placa microbiana na região da margem gengival. Umas das consequências desta proliferação bacteriana são gengivas extremamente inflamadas, sensíveis, avermelhadas, que sangram facilmente. Se não for tratada, a gengivite pode evoluir para periodontite, um estágio bem mais grave, que leva a perda dos dentes.

A periodontite é a inflamação destrutiva das gengivas e dos tecidos que suportam os dentes, causada pela presença de placa dentária. Na periodontite no seu estágio inicial, o principal sinal é o rompimento das fibras que unem a gengiva, o dente e o osso de suporte. Forma-se então a bolsa periodontal, ou seja, um espaço entre o dente e a gengiva, o que indica a perda das estruturas em redor do dente, como o osso de suporte e as fibras do ligamento. Se a periodontite não for tratada no seu estágio inicial, a bolsa periodontal ficará mais profunda e a gengiva ficará afastada em relação ao dente (periodontite avançada). No caso da perda óssea ser muito extensa, o dente ficará com mobilidade e, dependendo da quantidade de osso perdido, poderá ser indicada a extração do dente. A periodontite é a principal causa da perda de dentes após os 35 anos de idade.

 

TRATAMENTO DA DOENÇA PERIODONTAL

O tratamento da doença, no seu estágio inicial, consiste em raspagem supra e subgengival da raiz do dente, removendo o principal agente causador, que é a placa bacteriana e o tártaro, aderidos ao dente. Nos estágios mais avançados da doença, há a necessidade de cirurgias, terapia fotodinâmica (laser) e, por vezes, o uso de antibióticos.

 

OUTROS PROCEDIMENTOS

GENGIVOPLASTIA/GENGIVECTOMIA

São procedimentos cirúrgicos estéticos ou reparadores para resolução de doenças gengivais hiperplásicas, realizados para expor mais a estrutura do dente por razões funcionais. Um procedimento de alongamento da coroa pode ser realizado para corrigir dentes curtos, cobertura gengival excessiva (sorriso gengival), ou contorno gengival irregular (razões estéticas).

 

ENXERTO GENGIVAL

Em circunstâncias normais, a superfície radicular é cercada pelas sobrepostas alveolares ósseos e tecidosgengivais (gengivas). A recessão gengival resulta muitas vezes de um processo fisiológico normal, o envelhecimento. Outras causas, como a doença periodontal, trauma, escovagem agressiva, ou dentes desalinhados podem levar também à recessão gengival. As superfícies dos dentes / raízes expostas são propensas a cáries e ao aumento da sensibilidade dentária. A recessão em si funciona como um fator predisponente para reter a placa dental causando mais inflamação e recessão. O enxerto gengival melhora estética, cobre a superfície do dente previamente exposta, impede nova exposição da raiz e facilita a higiene bucal.

 

EXPOSIÇÃO CIRÚRGICA DE DENTES

Este procedimento é muitas vezes realizado em dentes inclusos (em adulto) antes do tratamento ortodôntico. As causas frequentes para a ocorrência de dentes inclusos são: perda de espaço dentro do arco dentário; retenção de dentes decíduos; trajeto de erupção dentária bloqueado; falta de força eruptiva. A solução é expor o dente retido de modo que o ortodontista pode mover o dente para a posição correta.

 

FRENECTOMIA

Este procedimento é efetuado para remover o freio, lingual ou labial, posicionado de forma anormal (fixação muscular). Em algumas pessoas, o freio pode interferir com a higiene oral, causar recessão gengival, formar espaços anti estéticos entre dentes, formar de diastemas, promover a acumulação de placa microbiana e movimentos da língua limitados.

ODONTOPEDIATRIA

O profissional de Odontopediatria tem como principais funções:

  • tratar e preservar os dentes de leite que possuem importantes funções no desenvolvimento dos ossos da face;
  • preservar o espaço para os dentes permanentes;
  • não permitir a redução do arco dentário nem a disfunção na articulação da mandíbula e acompanhar o desenvolvimento da fala e da mastigação dos alimentos.

Este profissional também ensina a criança a perceber a importância de escovar os dentes, auxilia e orienta os pais na correta higienização da boca do menor.

 

PREVIDENTE ODONTOPEDIATRIA

Na Previdente, os Médicos Dentistas providenciam cuidados de saúde oral de forma abrangente, entre os quais:

  • Exames de saúde oral, que incluem avaliação de risco de cáries e eventuais problemas de má oclusão e saúde gengival
  • Tratamento de cáries, lesões nos dentes e traumatismos
  • Tratamento de alterações nas gengivas e doenças periodontais
  • Acompanhamento dentária preventivo, incluindo limpeza, selantes e tratamentos com flúor
  • Correção de má posição dos maxilares e/ou dentária através da Ortopedia Funcional dos Maxilares e Ortodontia
  • Aconselhamento sobre hábitos de nutrição, cuidados dentários e prevenção de cáries

 

A PRIMEIRA CONSULTA

A primeira visita ao Médico Dentista é importante para desmistificar os receios da criança, apresentá-la ao ambiente da clínica e ao odontopediatra.

Este primeiro contato fará com que a criança ganhe confiança com o profissional de saúde e fique à vontade durante os tratamentos médico dentários, sendo que, esta primeira consulta irá se refletir na atitude da criança (e posteriormente como adulto) para com o dentista, durante toda a vida.

No primeiro diagnóstico, o profissional examinará todos os dentes, verificará eventuais problemas de má oclusão e também avaliará possíveis problemas com as gengivas, mandíbula e tecidos orais.

O Médico Dentista também informará os pais sobre cuidados de saúde oral a ter em conta, discutirá questões de desenvolvimento dentário e responderá a quaisquer perguntas.

 

PREVIDENTE – SALA DE ESPERA PARA CRIANÇAS

Uma das funções da Odontopediatria é ajudar a criar uma relação psicológica de confiança com a criança num ambiente benéfico e integrado, para eliminar o pânico do Médico Dentista.

Tendo em mente essa preocupação a clínica dentária Previdente criou uma sala de espera para os mais pequeninos. Sabemos que brincar é uma das formas que a criança tem para se comunicar com o mundo que a rodeia. Assim, temos à disposição um espaço divertido e seguro para os seus filhos brincarem, com jogos, brinquedos e projetos didáticos.

 

GABINETE DE ATENDIMENTO

A equipa da Previdente esforça-se para que todas as consultas odontopediátricas sejam agradáveis. Assim, criámos um ambiente alegre e divertido no nosso gabinete de atendimento para crianças, que permite aos nossos pequenos pacientes relaxarem e sentirem muito especiais.

Preocupamo-nos com as necessidades especiais dos mais pequenos, portanto, durante a consulta implementamos técnicas e métodos pedagógicos para lidar com bebés, crianças e adolescentes, para que a visita ao dentista seja “uma brincadeira de crianças”.

 

SEDAÇÃO CONSCIENTE

A Sedação Consciente é recomendada para crianças que desenvolvem elevados níveis de ansiedade, ou com necessidades especiais.

A Sedação Consciente é administrada com o objectivo de acalmar o seu filho, reduzindo a ansiedade e proporcionando um relaxamento profundo, diminuindo o medo e os traumas associados com tratamentos dentários.

Este procedimento médico envolve a inalação de um gás que produz um efeito sedativo, permitindo que a criança consiga relaxar mais facilmente durante a visita ao dentista.

Ver mais em Sedação Consciente

ENDODONTIA

A Endodontia é a área da Medicina Dentária que se dedica à avaliação e tratamento da polpa dentária e raiz do dente, no sentido de preservar os elementos dentários. O tratamento endodôntico é um procedimento dentário meticuloso e que requer a aplicação de um conjunto de medidas que levem ao tratamento de todos os tecidos e eliminação de todos os microrganismos responsáveis por possíveis contaminações das estruturas dentárias, pois o que se pretende é remover a polpa dentária ou tratar patologias pulpares para que se evite a extracção dentária.

Nas clínicas dentárias Previdente os profissionais praticam endodontia mecanizada e microscopicamente assistida, o que se traduzirá em tratamentos mais precisos. Temos ao seu dispor profissionais, equipamentos e técnicas altamente desenvolvidas para lhe proporcionar tratamentos vanguardistas tanto no tratamento do paciente adulto como da criança.

 

O TRATAMENTO ENDODONTICO

Este tipo de procedimentos são considerados de grande complexidade a nível técnico. Quando o nervo dentário fica afetado de forma permanente pode-se optar por este tratamento mais conservador antes de recorrer à sua extração. Inicialmente, no sentido de chegar a um diagnóstico conclusivo, é solicitada a realização de uma radiografia para perceber a extensão da lesão, ou a origem do problema que possa estar a causar desconforto ao paciente.

Um Médico especialista em Endodontia pode necessitar de mais do que uma consulta para concluir o tratamento endodôntico, recorrendo a materiais como isolamento absoluto, soluções de irrigação/limpeza de canais especificas, materiais/instrumentais com características especificas para modelagem dos canais e sua obturação, sempre sobre anestesia local. Nos casos de sucesso o dente ficará indolor e manterá a sua posição, função e estética. Posteriormente ao tratamento endodôntico o dente deverá ser restaurado ou reabilitado a nível protético.

A Endodontia mecanizada veio complementar a técnica manual resultando em tratamentos endodônticos melhorados, diminuindo o número de sessões e sobretudo com elevadas taxas de sucesso. O facto de adicionarmos equipamentos como é o caso do microscópio de endodontia que, aumenta várias vezes as estruturas dentárias a serem tratadas, tornou-se então ainda mais fácil realizar este tipo de tratamentos, pois a observação das estruturas é muitíssimo mais detalhada, aumentando assim o campo de visão do Médico Endodontista.

CIRURGIA ORAL

A Cirurgia Oral é a especialidade da Medicina Dentária responsável pelo diagnóstico e tratamento cirúrgico de patologias na cavidade oral.

 

CIRURGIA ORAL NA PREVIDENTE

Nas clínicas dentárias Previdente temos disponíveis os seguintes procedimentos de cirurgia oral:

  • Exodontia
  • Cirurgia de tecidos moles
  • Cirurgia de Recontorno Gengival
  • Cirurgia com biomateriais (elevação do seio maxilar)
  • Implantes dentários
  • Extrações/excisão de quistos

 

EXODONTIA

A extração de um dente é necessária quando uma cárie ou uma inflamação é tão grave que nenhum outro tratamento possibilita a supressão da infeção. Se um dente do siso não tiver espaço para extruir, resultando em dor, infeção ou outros problemas dentários, será necessário a extração deste. Cirurgias de remoção de dentes inclusos ou cirurgias dentárias mais complexas podem originar pós operatórios um pouco mais dolorosos sendo por vezes necessária cobertura antibiótica e analgésica. O seu Médico Dentista deverá acompanhá-lo em consultas posteriores ao procedimento, principalmente em casos de remoção de suturas.

 

CIRURGIA DE TECIDOS MOLES

A recessão gengival, caracterizada pelo deslocamento da gengiva, provocando a exposição de parte da raiz do dente, podendo ocorrer num só dente ou em vários. Cirurgia de enxerto de tecidos moles (chamada de enxerto gengival) e outros procedimentos ajudam a criar mais tecido gengival o que vai prevenir a progressão da recessão gengival e auxiliar na regeneração e restabelecimento da cobertura da raiz.

 

GENGIVOPLASTIA

A gengivoplastia é um procedimento simples para remoção do tecido gengival em excesso, sendo que o resultado desta pequena correção traduz-se numa grande diferença na face e sorriso. O procedimento é simples e rápido, não há pós-operatório, e o paciente volta em seguida às suas atividades normais.

 

CIRÚRGIA DE LEVANTAMENTO DO SEIO MAXILAR

É um procedimento cirúrgico realizado quando a estrutura óssea na região de pré-molares e molares superiores não é suficiente para a instalação de implantes dentários, devido a reabsorções ósseas causadas por perdas dentárias. A cirurgia de levantamento do seio maxilar é uma cirurgia de técnica extremamente exigente, que recorre a instrumental específico e biomateriais como osso sintético e membrana.

 

CIRÚRGIA DE IMPLANTES

O implante dentário repõe a raiz de dentes extraídos por meio da inserção, no osso maxilar ou no mandibular, de um cilindro feito de titânio. O titânio é um metal biologicamente compatível que se integra perfeitamente ao osso, sem nenhum tipo de rejeição óssea.Para procedimentos deste tipo o diagnóstico passa por uma avaliação clínica, planeamento digital do sorriso, avaliação radiológica podendo passar por uma Tomografia Computorizada Tridimensional (TAC 3D) e um planeamento detalhado.

 

EXCISÃO DE QUISTOS

Intervenção cirúrgica para a extração de tumores benignos ou quistos maxilares. Após a excisão de quistos é efetuado o encaminhamento dos mesmos para posterior análise em Laboratório Anatomo-patológico.

PROSTODONTIA

A Prostodontia é a área da Medicina Dentária dedicada à reabilitação oral recorrendo a uma vasta seleção de elementos protéticos, fixos ou removíveis, de alta qualidade, no sentido de restabelecer e/ou melhorar a estética, função e funcionalidade dentária.

O facto de possuirmos Laboratório de Prótese próprio (Laboratório Diagnodent) e Médicos Dentistas especialistas em reabilitação protética permite-nos estabelecer relações de proximidade entre os profissionais médicos e protésicos no sentido de compreender melhor as expectativas e necessidades dos nossos pacientes no que respeita ao seu tratamento de reabilitação. Existem diversos tipos de soluções protéticas de acordo com as necessidades de cada paciente e possibilidades financeiras, podendo ser classificadas em próteses totais ou parciais, fixas e removíveis.

A perda de dentes quer por acidente, cáries ou doenças periodontais pode ser traumática. Os prazeres mais simples da vida, como sorrir ou sair para comer podem-se tornar uma fonte de stress ou constrangimento.

 

SUBSTITUIÇÃO DE ELEMENTOS DENTÁRIOS

A clínica Previdente oferece os seguintes procedimentos que podem ajudá-lo a recuperar o seu sorriso e recuperar a autoconfiança:

  • Coroas unitárias
  • Prótese fixa com coroas múltiplas
  • Blocos e incrustações cerâmicas
  • Prótese parcial removível
  • Prótese total
  • Reabilitação total ou parcial com implantes

 

COSMÉTICA DENTÁRIA

Os pacientes também têm à sua disposição várias opções protéticas como solução cosmética para realçar o brilho dos dentes e reforçar o sorriso, corrigindo questões como descoloração, manchas, fraturas ou lascas. Alguns dos procedimentos que podem melhorar o seu sorriso são:

  • Coroas estéticas sem metal
  • Facetas laminadas (técnica injectada)
  • Facetas laminadas (técnica estratificada)
  • Lentes de contacto cerâmicas
  • Incrustações cerâmicas

 

GESTÃO DE CASOS COMPLEXOS

A nossa equipa multidisciplinar tem uma larga experiência no tratamento de reabilitações dentárias complexas.

Para a confeção de qualquer tipo de prótese será sempre necessário um diagnóstico clínico e radiográfico, aquisição de moldagens e confeção de modelos de estudo para planeamento do caso, aquisição de fotografias de rosto e vídeo para perceber a mímica facial do paciente e preparação de um planeamento em formato digital, de forma a se concretizar um trabalho protético que responda às necessidades do paciente em questão.

ORTODONTIA

Mau posicionamento dentário, problemas de oclusão, disfunções ao nível da ATM (Articulação Temporo Mandibular), entre outros problemas, podem ser diagnosticados, solucionados ou amenizados recorrendo à Ortodontia. O tratamento Ortodôntico pode ser aplicado em pacientes adultos, jovens e crianças, dependendo das necessidades de cada um.

 

BENEFÍCIOS DA ORTODONTIA

Os tratamentos ortodônticos permitem:

  • Alinhamento dos dentes
  • Correção de diastemas
  • Aumentar a eficiência mastigatória
  • Melhorar a função oral
  • Melhorar a Higiene Oral
  • Evitar o desgaste excessivo dos dentes

 

TRATAMENTOS ORTODONTICOS

Nas Clínicas Dentárias Previdente temos ao seu dispor especialistas nesta área que lhe irão ajudar a solucionar os mais variadíssimos problemas, recorrendo a técnicas como a Ortodontia fixa e móvel. Dependendo do tratamento mais adequado a cada caso e tendo em conta as preferências do paciente,temos à disposição soluções ortodônticas tradicionais (Metal), Cerâmica e Autoligáveis.

 

METAL

São o tipo de aparelho ortodôntico mais solicitado pelos pacientes. Produzidos em níquel titânio de alta qualidade, os suportes metálicos corrigem os dentes, usando suportes e astes de metal. Neste tipo de aparelhos existe a opção de adicionar elásticos coloridos para um sorriso mais original e colorido.

 

CERÂMICA

Os aparelhos de cerâmica são muito menos perceptíveis e mais confortáveis do que os aparelhos de metal. A cerâmica é um material bastante resistente, portanto os suportes dificilmente quebrar-se-ão sob pressão. Contudo, se o tratamento corretivo é extenso, provavelmente a melhor solução será o aparelho ortodôntico de metal.

 

AUTOLIGÁVEIS

Os Aparelhos autoligáveis são uma filosofia de tratamento ortodôntico totalmente inovadora que traz benefícios significativos para os pacientes. Este sistema é diferente da ortodontia convencional pois os suportes autoligáveis, dispensam o uso de elásticos. Aplica forças reduzidas biocompatíveis que garantem uma fricção reduzida e deslocações dentárias rápidas e simplificadas. Este sistema necessita de um diagnóstico e planeamento prévios para avaliar possibilidade de utilização desta técnica.

 

LINGUAL

O aparelho lingual é similar ao aparelho tradicional sendo que a única diferença é a colocação dos brackets na parte interna dos dentes. A grande vantagem do aparelho lingual é a discrição em relação aos outros tipos de aparelhos usados, preservando a harmonia visual. A técnica lingual está indicada para qualquer idade e para a maioria dos casos.

CONSULTA DE AVALIAÇÃO

Na primeira consulta terão lugar uma série de procedimentos que possibilitarão ao ortodontista o planeamento assertivo do caso clínico:

  • Avaliação clínica
  • Aquisição de moldagens de estudo
  • Aquisição de fotografias de rosto e das arcadas dentárias
  • Avaliação radiológica – Teleradiografia Lateral da Face (para permitir o estudo cefalométrico)

Os elementos recolhidos na consulta de avaliação permitirão ao ortodontista diagnosticar também problemas subjacentes e formular um plano de tratamento abrangente. Após o estudo o ortodontista apresentar-lhe-á por escrito o seu diagnóstico, plano de tratamento ortodôntico, o orçamento e o faseamento deste. Nesta fase o ortodontista estará disponível para esclarecer quaisquer dúvidas ou anseios que o paciente possa sentir.

Após a aprovação do tratamento por parte do paciente,dar-se-á a colocação do Aparelho Ortodôntico Fixo Superior e Inferior, as consultas subsequentes serão mensais pois será necessário acompanhar a evolução da movimentação dentária e respetiva manutenção do aparelho.

Após o tempo necessário para a finalização do tratamento serão então removidos os suportes dos dentes, sendo que poderá haver a necessidade de usar ainda durante algum tempo aparelhos de contenção móveis (aparelho Hawley ou placa Essix) ou fixo (barra de metal), para evitar que os dentes se movimentem novamente.

Normalmente, o tratamento ortodôntico pode causar algum desconforto imediatamente após as consultas de manutenção em que o Médico Ortodontista pode proceder à alteração de diversos materiais, no entanto é um desconforto ligeiro e passageiro.

 

ALINHADORES INVISIVÉIS

ClearCorrect® é um aparelho ortodôntico transparente que reposiciona os dentes obtendo assim o sorriso perfeito com o mínimo de desconforto possível.

Quando se trata do seu sorriso, a precisão e a previsibilidade são essenciais para uma experiência confortável e eficiente. Os alinhadores transparentes ClearCorrect são feitos com o material SmartTrack, que permite uma melhoria superior a 75% da previsibilidade do movimento dentário global.

Foi clinicamente comprovado que o tratamento ClearCorrect® é eficaz na correcção de problemas ligeiros a complexos – mordidas cruzadas, mordidas abertas ou profundas, bem como dentes torcidos, separados ou fechados. 

CONSULTA DE AVALIAÇÃO

Para a elaboração do plano de tratamento 3D personalizado, o especialista efectuará uma série de procedimentos na consulta de avaliação:

  • Avaliação clínica
  • Avaliação radiológica (radiografias)
  • Aquisição de imagens digitais da boca através de scaner intraoral ou moldagens de estudo
  • Aquisição de fotografias de rosto e das arcadas dentárias

OS ALINHADORES

Após serem feitos à medida nos laboratórios da ClearCorrect®, os alinhadores são enviados para a Clínica Dentária. O especialista entregar-lhe-á um conjunto de alinhadores para usar diariamente e substituir em casa a cada 1 ou 2 semanas, consoante o plano de tratamento.

BRANQUEAMENTO DENTÁRIO

Um sorriso mais branco dá a impressão de juventude, vitalidade, saúde, felicidade. Um sorriso mais branco é percebido como um sorriso saudável.
Cada pessoa é única, e assim como a cor do cabelo e da pele varia, o mesmo acontece com a cor dos dentes. Muito poucas pessoas têm os dentes extremamente brancos, sendo que, os dentes também podem tornar-se mais descoloridos à medida que envelhecemos. Os dentes podem também estar manchados pelo tabaco, alimentos e bebidas, tais como chá, café, refrigerantes e vinho tinto.

 

BRANQUEAMENTO DENTÁRIO – CLÍNICA OU EM CASA

Branqueamento dentário é um tratamento que visa cumprir exigências estéticas no que respeita à tonalidade dentária. Nas Clínicas Dentárias Previdente dispomos de Branqueamento Dentário efetuado em clínica e Branqueamento Dentário efetuado em casa, sendo que em ambos é sempre necessário avaliação clínica e planeamento prévios.

No que respeita ao Branqueamento Dentário efetuado em clínica, este requer uma consulta mais demorada para permitir a aplicação de materiais sobre as regiões anatómicas orais de interesse. Após a aplicação do gel aciona-se então o laser ativando assim o efeito branqueador do gel. Os resultados são imediatamente visíveis.

O Branqueamento Dentário efetuado em casa é realizado pelo próprio paciente em casa sempre sob supervisão médica. São confecionadas moldeiras personalizadas à arcada dentária do paciente, e entregues seringas com gel de branqueamento. O paciente coloca então esse mesmo gel na moldeira nas dosagens recomendadas e aguarda o tempo necessário para a atuação do produto nos dentes. Este processo requer um rigoroso acompanhamento por parte do Médico Dentista de modo a analisar os resultados e perceber eventuais problemas que surjam no decorrer do tratamento.

Em casos específicos, uma combinação de Branqueamento Dentário efetuado em clínica e Branqueamento Dentário efetuado em casa pode ser sugerido para obter melhores resultados.

A única contrapartida associada a este tratamento pode ser um aumento da sensibilidade dentária. Esta sensibilidade pode ser causada pelo ar, comida/bebidas muito quentes/frias, no entanto tem tendência a desaparecer passado algum tempo.

O resultado deste tratamento é perdurável podendo, no entanto, vir a ser reforçado com mais sessões posteriores.

ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES

OFM, Ortopedia funcional dos maxilares, é um tratamento dentário que irá encontrar disponível nas nossas clínicas. Esta é uma especialidade da odontologia que soluciona desiquilibrios ósseos, musculares e funcionamento dos maxilares. Também corrige apinhamento dos dentes e problemas de articulação temporomandibular.

Este tratamento é mais eficaz quando feito ainda em criança, mas é para todas as idades. Trata-se ainda de uma área multidisciplinar em que intervém vários profissionais das mais variadas áreas.

 

APARELHOS OFM

O principal objectivo dos aparelhos da Ortopedia funcional dos maxilares é a produção de estímulos na rede de neurónios sensoriais na região bucal. Estes estímulos geram uma espécie de mensagem para o sistema nervoso central do nosso corpo que irá actuar remodelando as estruturas do sistema estomatognático. Por outras palavras, estes aparelhos produzem o remodelamento das estruturas ósseas, musculares, articulares e funcionais. Assim, a OFM proporciona um restabelecimento da estética da face e das funções exercidas pela boca, restituindo o equilíbrio ao sistema bucofacial.

 

SINTOMAS DE ALERTA DE QUE PODE PRECISAR DE ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES

Caso note algo de errado como: boca muito para a frente, mordida cruzada ou se a respiração é feita pela boca, deve procurar ajuda.

Existe ainda um conjunto de sinais que a OFM irá tratar como: apneia do sono, bruxismo, apertar dentes, dor de ouvido ou maxilar, queixo saliente e dentes apinhados, tortos e ainda quando a língua se coloca entre os dentes da frente.

COSMÉTICA FACIAL

Os tratamentos de Cosmética Faciais são um complemento aos tratamentos orais cada vez mais procurados na área da Medicina Dentária. Na Previdente temos ao seu dispor tratamentos estéticos como o preenchimento facial com ácido hialurónico e aplicação de toxina botulínica (Botox™), no sentido de melhorar o aspecto visual da derme facial. Os nossos especialistas estão devidamente formados para as mais diversas etapas destes tratamentos.

 

BOTOX™ E ÁCIDO HIALURÓNICO

TOXINA BOTULÍNICA

O Botox™, nome comercial da toxina botulínica, pode ser usado com as mais diversas finalidades, por exemplo, na diminuição das rugas, para melhorar um sorriso gengival e aspeto estético geral do rosto. Aplicamos a toxina botulínica para relaxar os pequenos feixes musculares que estão aderentes à pele e cuja contração repetida, ao longo dos anos, origina as denominadas «rugas de expressão». O Botox™ é aplicado localmente, nos músculos desejados, com agulhas muito finas, de forma que, o paciente pode retomar de imediato a vida normal. A toxina botulínica é aplicável com eficiência em todas as partes do rosto e pode ser utilizada no tratamento de cefaleias de tensão, hiperidrose palmar e axilar, bruxismo, estrabismo entre outros.

O efeito da aplicação do Botox™ observa-se a partir do 4 dia, sendo que o efeito total acontece 2 semanas após o tratamento. Os resultados da toxina botulínica são excelentes, com uma duração entre 3 a 6 meses, contudo e com a repetição das aplicações estes tornam-se mais duradouros.

ÁCIDO HIALURÓNICO

O ácido hialurónico é uma substância que está naturalmente presente no corpo humano. Pode ser encontrada em maiores concentrações no tecido conjuntivo e nas articulações. O ácido hialurónico atua preenchendo os espaços que existem entre as células da pele e proporcionando um aspecto firme, liso e elástico. Com o passar dos anos, inevitavelmente, a pele perde elasticidade levando ao surgimento de rugas de expressão. O ácido hialurónico é indicado para procedimentos tipo – aumento dos lábios; preenchimento de rugas; depressões; sulcos – nasogeniano e labiogeniano (bigode chinês); e rugas glabelares (entre as sobrancelhas).
Por ser um componente natural do corpo humano, o ácido hialurónico é absorvível, ou seja, esse tipo de preenchimento não é definitivo, sendo necessárias manutenções, O tratamento pode durar de 6 meses a 2 anos dependendo do local da aplicação e do tipo de pele.

 

CONSULTA DE TRATAMENTOS DE COSMÉTICA FACIAIS

Na primeira consulta, o Médico Dentista efetuará o estudo facial, discutirá historial médico, serão tiradas fotografias e apresentará um plano de tratamento definido. Após a aprovação do plano de tratamento seguir-se-á consulta de tratamento onde as áreas a serem tratadas serão marcadas e iniciar-se-á a aplicação da toxina botulínica ou ácido hialurónico seguido da aplicação de compressas frias. Dependendo das áreas a tratar, todo o processo levará cerca de 30-60 minutos. Não é um processo doloroso, no entanto pode ser realizado sob anestesia local, e requer alguns cuidados prévios e posteriores à realização do tratamento, e os resultados são quase imediatos no caso do ácido hialurónico.
Pacientes com historial de alergia, ou em período gestacional, ou de amamentação devem abster-se deste tipo de procedimentos.

TERAPIA DA FALA

O Terapeuta da Fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, intervenção e estudo científico das perturbações da Comunicação, Linguagem (Oral e Escrita), Fala (Articulação Verbal, Voz e Fluência), Deglutição e Motricidade Oro-Facial, tendo como população alvo crianças, adultos e idosos.

 

INTERVENÇÃO EM TERAPIA DA FALA

COMUNICAÇÃO

  • Perturbação da Comunicação (dificuldades na interação com os outros, no estabelecimento e manutenção do contato ocular, na utilização de gestos e expressões faciais aquando da comunicação)

 

LINGUAGEM:

  • Atraso do Desenvolvimento da Linguagem ou Perturbação Específica da Linguagem (aparecimento tardio das primeiras palavras e frases, dificuldades na compreensão do que é dito…)
  • Perturbação da Leitura e Escrita (dificuldades na compreensão do que é lido e produção de erros fonológicos, ou seja, erros de escrita relacionados com os sons)
  • Afasia, Alexia e/ou Agrafia (perturbação da linguagem oral e/ou escrita devido a lesão cerebral)

 

FALA

  • Perturbação Articulatória (dificuldade na produção de sons da fala, com troca e/ou omissão dos mesmos)
    Perturbação da Fluência (dificuldades na produção de um discurso contínuo, com períodos de disfluência, ou seja, gaguez)
    Afonia ou Disfonia (perturbação da voz, com presença de voz rouca e esforço a falar)
    Anartria ou Disartria (dificuldades na execução motora da fala devido a lesão cerebral)
    Apraxia (perturbação no planeamento motor da fala devido a lesão cerebral)

 

DEGLUTIÇÃO

  • Disfagia (dificuldades no ato de engolir devido a lesão cerebral)

 

MOTRICIDADE ORO-FACIAL

  • Alteração miofuncional da sucção, deglutição e/ou mastigação (dificuldades na alimentação devido a alterações na sucção, no ato de engolir e/ou mastigar)
  • Alteração miofuncional da respiração (dificuldades na respiração fisiológica, com existência de um padrão predominantemente oral, ou seja, pela boca)

 

TERAPIA DA FALA E ORTODONTIA

A área da Motricidade Oro-Facial enquanto atuação do Terapeuta da Fala tem como objetivo o estudo, avaliação e intervenção nas estruturas da região oral, facial e cervical, pretendendo, ainda, um correto funcionamento das funções do Sistema Estomatognático (Respiração, Sucção, Deglutição, Mastigação e Fala).

A presença de alterações ortodônticas poderá encontrar-se relacionada com dificuldades ao nível da Motricidade Oro-Facial, podendo ser a causa ou consequência dessas mesmas dificuldades. Assim sendo, um incorreto desempenho das funções do Sistema Estomatognático poderá interferir com as arcadas dentárias do mesmo modo que as alterações estruturais da arcada dentária poderão, também, interferir na execução destas funções.

A intervenção conjunta em Terapia da Fala e Ortodontia revela-se essencial, por exemplo, no tratamento de Perturbações Articulatórias. Uma correta articulação dos sons da fala requer o posicionamento adequado das estruturas e a realização de movimentos precisos dos articuladores, o que, por sua vez, depende da existência de uma adequada estrutura morfológica orofacial. Em contrapartida, uma inadequação miofuncional dos articuladores é decisiva na determinação de alterações das estruturas orofaciais.

Dada a relação bidirecional existente entre forma e função, torna-se clara a necessidade de atuação conjunta entre Terapia da Fala e Ortodontia, com vista à promoção de um equilíbrio estético e facial estável.

 

SINAIS DE ALERTA

O seu filho
… ainda não disse as primeiras palavras?

… não compreende o que lhe é dito?

… troca uns sons pelos outros?

… tem dificuldades na leitura e na escrita?

… grita muito ficando rouco com frequência?

… evidencia sinais de gaguez?

… respira pela boca?

… tem dificuldades em engolir?

… mastiga de boca aberta ou tem dificuldades em mastigar?

O adulto apresenta
… queixas de rouquidão persistente ou intermitente?

… dificuldades e dor ao engolir?

…engasgos frequentes?

…dificuldades em falar?

…queixas no ato de mastigação?

…dificuldades em comunicar com os outros após A.V.C.?

Em caso afirmativo, procure‐nos! O Terapeuta da Fala poderá esclarecer as suas dúvidas e encaminhá-lo da melhor forma.

SEDAÇÃO CONSCIENTE

LIVOPAN®

Na Previdente utilizamos uma sedação consciente, LIVOPAN®. Quando inalado, ele irá produzir uma sensação de alívio e de efeito sedativo, sem perda de consciência. Tem propriedades que irão reduzir os níveis de ansiedade e o seu efeito é quase imediato.

O LIVOPAN® é utilizado na medicina dentária desde 2010 e tem-se revelado um analségico muito seguro. É indicado para todos os tipos de pacientes incluindo crianças e idosos, e pacientes com insuficiência renal ou hepática. Tem mostrado ser um analgésico muito seguro, com efeitos secundários mínimos.

TERAPIA LASER

A Terapia Laser é uma opção de tratamento disponível nas Clínicas Dentárias Previdente. A Terapia Laser tem uma série de indicações, podendo ser usada isoladamente ou como coadjuvante de outros tratamentos, sempre que se necessite efeito local (já que estimula a microcirculação, bem como o trofismo celular local), ou ainda quando se necessite efeito terapêutico geral.

 

APLICAÇÕES TERAPÊUTICAS

ALÍVIO DA DOR

(Efeito Antiálgico)
Promove o alívio de dores de diversas etiologias, incluindo hipersensibilidade dentinária, dores de origem pulpar, dores nevrálgicas, dores em tecido mole, mialgias, dores de pré e de pós-operatório. O laser terapêutico pode ser ainda utilizado em pontos chave de dor miofacial, como meio eficaz de tratamento de dor orofacial.

 

REPARAÇÃO TECIDUAL

(Efeito Bioestimulador do Trofismo Celular)
A foto-bioestimulação por laser tem sido utilizada em tratamentos de condições de necrose pulpar, após o tratamento endodôntico do elemento dental acometido, bem como nos casos de lesões traumáticas, viróticas ou no pós-operatório, promovendo uma reparação tecidual mais rápida e com padrão de qualidade histológica superior.

FALE CONNOSCO