ENDODONTIA

A Endodontia é a área da Medicina Dentária que se dedica à avaliação e tratamento da polpa dentária e raiz do dente, no sentido de preservar os elementos dentários. O tratamento endodôntico é um procedimento dentário meticuloso e que requer a aplicação de um conjunto de medidas que levem ao tratamento de todos os tecidos e eliminação de todos os microrganismos responsáveis por possíveis contaminações das estruturas dentárias, pois o que se pretende é remover a polpa dentária ou tratar patologias pulpares para que se evite a extracção dentária.

Nas clínicas dentárias Previdente os profissionais praticam endodontia mecanizada e microscopicamente assistida, o que se traduzirá em tratamentos mais precisos. Temos ao seu dispor profissionais, equipamentos e técnicas altamente desenvolvidas para lhe proporcionar tratamentos vanguardistas tanto no tratamento do paciente adulto como da criança.

O TRATAMENTO ENDODONTICO

Este tipo de procedimentos são considerados de grande complexidade a nível técnico. Quando o nervo dentário fica afetado de forma permanente pode-se optar por este tratamento mais conservador antes de recorrer à sua extração. Inicialmente, no sentido de chegar a um diagnóstico conclusivo, é solicitada a realização de uma radiografia para perceber a extensão da lesão, ou a origem do problema que possa estar a causar desconforto ao paciente.

Um Médico especialista em Endodontia pode necessitar de mais do que uma consulta para concluir o tratamento endodôntico, recorrendo a materiais como isolamento absoluto, soluções de irrigação/limpeza de canais especificas, materiais/instrumentais com características especificas para modelagem dos canais e sua obturação, sempre sobre anestesia local. Nos casos de sucesso o dente ficará indolor e manterá a sua posição, função e estética. Posteriormente ao tratamento endodôntico o dente deverá ser restaurado ou reabilitado a nível protético.

A Endodontia mecanizada veio complementar a técnica manual resultando em tratamentos endodônticos melhorados, diminuindo o número de sessões e sobretudo com elevadas taxas de sucesso. O facto de adicionarmos equipamentos como é o caso do microscópio de endodontia que, aumenta várias vezes as estruturas dentárias a serem tratadas, tornou-se então ainda mais fácil realizar este tipo de tratamentos, pois a observação das estruturas é muitíssimo mais detalhada, aumentando assim o campo de visão do Médico Endodontista.

FALE CONNOSCO