IMPLANTODONTIA

 A Implantodontia veio revolucionar o mundo da Medicina Dentária sendo atualmente uma solução amplamente difundida entre todos os profissionais.

Esta área engloba tratamentos dentários que visam associar conforto, segurança e estabilidade, através de uma reabilitação protética oral implanto-suportada. Nas clínicas dentárias Previdente dispomos de especialistas formados para lhe proporcionar este tipo de tratamentos.

Um implante dentário é um elemento artificial em forma de parafuso fabricado em empresas certificadas para a sua confeção cujo material usado é o titânio. Existe uma enorme variedade de apresentações comerciais de implantes dentários, com diferentes tamanhos e diâmetros.

OS IMPLANTES DENTÁRIOS

Os implantes têm como função substituir a raiz de um ou mais elementos dentários ausentes em qualquer uma das arcadas dentárias.

O paciente que procure uma reabilitação protética deste género terá que se submeter a um processo de várias etapas:

  • Diagnóstico (raio x, tomografia computorizada, exame clínico)
  • Planeamento digital do sorriso
  • Plano de Tratamento DentárioMoldes
  • Procedimento cirúrgico
  • Fase protética (coroa, ponte, protocolo dentário)

A INTERVENÇÃO CIRÚRGICA

A intervenção cirúrgica oral para a colocação do implante pode ser considerada minimamente invasiva, e será sobre os implantes que irão ser colocadas as coroas implanto suportadas. Dependendo das necessidades do paciente pode ser colocado um implante unitário e uma coroa implanto suportada ou poderá ir até à colocação de vários implantes no caso de pacientes edêntulos totais, caso em que será necessária uma prótese totalmente implanto suportada.

A colocação dos implantes dentários é bem-sucedida quando se verifica a sua osteointegração, ou seja, têm que ficar devidamente fixados e estáveis no osso da mandíbula ou da maxila do paciente, e requerem manutenção cuidada por parte do paciente. Normalmente os implantes são instalados e num período de até setenta e duas horas o paciente recebe uma prótese fixa provisória, mas muitas vezes pode ser necessário aguardar um período de alguns meses para que aconteça essa osteointegração antes da colocação das coroas implanto suportadas. Esse período de espera pode ir de 3 a 6 meses e irá depender das características anatómicas ósseas de cada paciente.

De um modo geral pode-se assumir que a reabilitação oral com implantes pode ser realizada em qualquer pessoa, não havendo contraindicações absolutas, se bem que o facto de ser fumador, diabético ou sofrer de alguma doença óssea degenerativa, ou a qualidade e a quantidade óssea disponível não for suficiente, poderá condicionar o sucesso de uma reabilitação deste género. Deverá ainda ser levado em conta a saúde geral da boca, como por exemplo, o estado geral dos elementos dentários, a saúde gengival e os hábitos de higiene oral.

 

BENEFÍCIOS DOS IMPLANTES DENTÁRIOS

Os principais benefícios associados com implantes dentários são:

  • Recuperação da estética facial
  • Aumento da capacidade de mastigar e falar corretamente
  • Preservação da estrutura mandibular
  • Recuperação da aparência natural e função dos dentes
  • Aumento da confiança e autoestima

Pacientes com implantes dentários podem sorrir com confiança!

FALE CONNOSCO