Ortopedia funcional dos maxilares

OFM, Ortopedia funcional dos maxilares, é um tratamento dentário que irá encontrar disponível nas nossas clínicas. Esta é uma especialidade da odontologia que soluciona desiquilibrios ósseos, musculares e funcionamento dos maxilares. Também corrige apinhamento dos dentes e problemas de articulação temporomandibular.

Este tratamento é mais eficaz quando feito ainda em criança, mas é para todas as idades. Trata-se ainda de uma área multidisciplinar em que intervém vários profissionais das mais variadas áreas. 

 

Aparelhos OFM

O principal objectivo dos aparelhos da Ortopedia funcional dos maxilares é a produção de estímulos na rede de neurónios sensoriais na região bucal. Estes estímulos geram uma espécie de mensagem para o sistema nervoso central do nosso corpo que irá actuar remodelando as estruturas do sistema estomatognático. Por outras palavras, estes aparelhos produzem o remodelamento das estruturas ósseas, musculares, articulares e funcionais. Assim, a OFM proporciona um restabelecimento da estética da face e das funções exercidas pela boca, restituindo o equilíbrio ao sistema bucofacial.

 

Sintomas de alerta de que pode precisar de ortopedia funcional dos maxilares

Caso note algo de errado como: boca muito para a frente, mordida cruzada ou se a respiração é feita pela boca, deve procurar ajuda.

Existe ainda um conjunto de sinais que a OFM irá tratar como: apneia do sono, bruxismo, apertar dentes, dor de ouvido ou maxilar, queixo saliente e dentes apinhados, tortos e ainda quando a língua se coloca entre os dentes da frente.

FALE CONNOSCO